O questionário WebCas tem por objetivo coletar dados referentes aos Comportamentos Relacionados à Saúde de Crianças e Adolescentes (prática da atividade física, alimentação, comportamento sedentário, hábitos de sono, consumo de cigarro e álcool). Este estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Seres Humanos da Universidade Federal do Panará, número do parecer: 684.147, data 11/06/2014.
As informações que você fornecerá serão utilizadas somente para atender aos objetivos deste estudo, portanto, são confidenciais. Em caso de dúvidas pergunte a pessoa que está aplicando o questionário.
Não existem respostas certas ou erradas, porque não se trata de um teste. Por favor, responda uma questão de cada vez, de forma consciente e responsável, até completar todo o questionário. Você não é obrigado(a) a escrever seu nome no questionário e sua participação é voluntária.
Qualquer dúvida, entre em contato com a pesquisadora pelo telefone ou e-mail: Rosimeide Francisco Santos Legnani 041 9899 2788; e-mail: rosimeidelegnani@ufpr.br
Muito obrigada pela sua colaboração!
Você irá recordar o dia anterior (24 horas). Para cada 1 hora, será dividida em 4 partes de 15 minutos, na qual você irá recordar as atividades realizadas. Para preencher as 24 horas do seu dia anterior, você irá responder, que horas você foi dormir e que horas você acordou. Na sequência o tempo que você permaneceu estudando na escola. Para uma melhor organização, foi separado a lista de atividades em 8 domínios: Artes; Atividades Domésticas; Cuidados Pessoais; Dança e Ginástica; Escolares/Trabalho; Esportiva; Lazer e Recreação.
Primeiramente, você terá que selecionar a hora inicial e a hora final, depois selecionar com um clique do mouse o domínio de acordo com a sua atividade realizada, irá aparecer uma lista com inúmeras atividades, na sequência você irá escolher a atividade de acordo com o que você fez no dia anterior, bem como a intensidade que foi realizada tal atividade (fraco, moderado, forte).
Há outras atividades que estão relacionadas com a posição do corpo, como: deitado, sentado e em pé, siga relembrando todas as atividades do dia de ontem. Ressalta-se que o questionário WebCas, não poderá ser avançado as questões caso não tenha respondido as 24 horas. Outro detalhe é que não tem opção de retornar a questão anterior.
O questionário WebCas foi construído mediante a adaptação de seções extraídas de instrumentos utilizados em estudos internacionais e foi dividido em seis segmentos: 1) informações sociodemográficas e antropométricas; 2) Gasto Energético Total Diário (GETD), baseado no compêndio de atividades direcionadas para crianças e adolescentes, dividido em 8 domínios: artes; atividades domésticas; cuidados pessoais; dança e ginástica; escolares/trabalho; esportiva; lazer e recreação (RIDLEY; AINSWORTH; OLDS, 2008); 3) frequência de consumo alimentar; 4) consumo de álcool e cigarro e comportamento sedentário (CURRIE et al, 2012; APA, 2001); 5) hábitos de sono (DELISLE et al., 2010; AL-HAZZAA et al., 2013); 6) nível socioeconômico (ABEP, 2014).
Inicialmente, toda a estrutura do WebCas foi construído em formato de papel (impresso), na qual foi realizado estudos de concordância e reprodutibilidade com amostras de crianças e adolescentes de 9 a 15 anos de idade, na rede de ensino público (fundamental e médio), do município de Curitiba/PR, Brasil.
Na sequência, o WebCAS foi construído na versão online, o seu desenvolvimento se deu por meio de um aplicativo da internet (web), utilizando-se das seguintes tecnologias:
a) ASP.NET: que é uma plataforma Web que fornece todos os serviços necessários para se construir aplicações Web profissionais em servidor ASP.NET. Os aplicativos podem ser escritos em qualquer linguagem compatível com o Common Language Runtime (CRL) incluindo o Visual Basic e C# (http://www.asp.net/mvc/mvc4).
b) ASP.NET MVC (Models; Views; Controllers): que permite aos desenvolvedores de software, construir uma aplicação Web com uma composição de três funções. A grande vantagem desta abordagem é que o projeto fica dividido em três partes. De acordo com o modelo MVC, pode-se dizer que: M (Models) representam os dados e a lógica de negócios; V (Views) constroem a interface do usuário C (Controllers) interagem com as solicitações do usuário e implementam a lógica de entrada (http://www.asp.net/mvc/mvc4);
c) jQuery é uma pequena biblioteca rica em recursos JavaScript cross-browser, desenvolvida para simplificar os scripts client side1 que interagem com o HTML (http://jquery.com/);
d) Bootstrap é uma estrutura de HTML5 e CSS3 projetado para ajudá-lo a alavancar o desenvolvimento de aplicações web e sites (http://getbootstrap.com/);
e) MySQL: que é um Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados (SGBD), que utiliza a linguagem Structured Query Language (SQL);
f) A API do Google Chart é uma ferramenta extremamente simples que permite às pessoas criar facilmente gráficos a partir de alguns dados e incorporá-los em uma página da Web. O Google Chart cria uma imagem PNG de um gráfico a partir de dados e parâmetros de formatação em uma solicitação HTTP. Muitos tipos de gráficos são suportados, e ao fazer a solicitação em uma tag de imagem, as pessoas podem simplesmente incluir o gráfico em uma página da web (https://developers.google.com/chart/?hl=pt-br).
O questionário WebCas pode ser acessado por meio de navegadores da internet (Explorer, Mozilla, Google Chrome), em computadores pessoais, notebook's e dispositivos móveis (smart phone's e tablet's).
Referências:
ABEP - Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa. Criterio de Classificação Econômica do Brasil, 2014. Disponível em: http://www.abep.org. Acesso em 29/09/2013.
ADOBE. Photoshop, A. Disponível em: http://www.adobe.com/br/products/photoshop/. Acesso em: 10 mar. 2011.
Al-Hazzaa, H. M. et al. Lifestyle correlates of self-reported sleep duration among Saudi adolescents: a multicentre school-based cross-sectional study. Child Care Health Dev. 2014 Jul;40(4):533-42. doi: 10.1111/cch.12051.
APA - Academic Pediatrics American. Sedentary Behaviors - Child Health USA, 2011. In: Committee on Public Education. Children, Adolescents, and Television. Pediatrics, v.107, n. 2, p. 423 - 426, 2001.
CDC - Centers for Disease Control and Prevention. Youth Risk Behavior Surveillance - United States, 2011. MMWR, Surveillance Summaries, v. 61, n. 4, p. 168, 2012.
CURRIE, C. et al., eds. Social determinants of health and well-being among young people. Health Behaviour in School-aged Children (HBSC) study: international report from the 2009/2010 survey. Copenhagen, WHO Regional Office for Europe, (Health Policy for Children and Adolescents, No. 6), 2012.
DELISLE, T. T. et al. Relationship between frequency and intensity of physical activity and health behaviors of adolescents. The Journal of School Health, v. 80, p. 134 - 140, 2010. DOI: 10.1111/j.1746-1561.2009.00477.x.
POWERS, S., Learning JavaScript, O'Reilly Media, ed. C. Sebastopol. v. 2, 2008.
RIDLEY, K.; AINSWORTH, B. E.; OLDS, T. S. Development of a compendium of energy expenditures for youth. International Journal of Behavioral Nutrition and Physical Activity, v. 5, n., 45, p. 1- 8, 2008. DOI: 10.1186/1479-5868-5-45.